quinta-feira, 5 de junho de 2008

A ética na responsabilidade de imprensa




A ética jornalística é bastante discutida devido
à divergência de opiniões, de como a responsabilidade de imprensa deve ser usada.
O jornalista pode usar este meio de comunicação tanto para o bem da população quanto para causar o caos.
O jornalista Orson Welles, que trabalhava em uma rádio de Nova Iorque, provou o poder que a comunicação tem para as pessoas.
Usando a obra de H.G. Wells, "A guerra dos mundos", ele narrou um ataque marciano à população da Terra. Welles conseguiu apavorar cerca de 1,2 milhão de pessoas. Na época, ele negou a intenção de causar pânico na população. Mas posteriormente, Welles afirmou que pretendia provar o poder da comunicação na sociedade.
A responsabilidade de imprensa é muito relativa quando prezamos o bem-estar das pessoas.
O jornalista tem de usar vários critérios para a publicação de uma matéria. Muitas vezes, uma denúncia pode trazer conseqüências graves. Muitas pessoas inocentes podem ser prejudicadas. Cabe a cada um julgar o que pode ser evitado e o que é de interesse público.
Muitas vezes, os jornalista se veêm obrigados a burlar certas regras para que sua matéria seja concluída.
Um exemplo claro seria se passar por outra pessoa, e não um jornalista, para conseguir informações que não seriam ditas a um repórter. As pessoas têm medo de expôr a verdade.
O poder que um bom jornalista pode ter é tão grande, que muitas vezes uma matéria falsa passa por verdadeira, sem ao menos imaginarmos. Foi o caso do repórter Stephan Glass, que trabalhava na revista The New Republic nos EUA. Dos quarenta eum artigos publicados por ele, 27 eram falsos.
Glas escrevia muito bem, e impressionava a todos com seus furos de reportagem fantásticos. Mas fois desmascarado por seu editor-chefe, depois de publicar uma matéria duvidosa.
Um jornalsta deve ter responsabilidade e ética para passar informações a públicos de diferentes níveis sociais. Há muitas pessoas que seguem cegamente tudo o que é passado em jornais. Tirando dali sua opinião para diversos assuntos. Por isso devemos ser fiéis a ética e a responsabilidade de imprensa.

Nenhum comentário: