quinta-feira, 5 de junho de 2008

Artigo


As diversas formas de opiniões


Há diversas formas de opiniões nos textos jornalísticos. Podemos vê-las desde o repórter, cameraman, editores, que de certa forma decidem o que de mais importante há naquela reportagem.
Eles têm de ter a perspicácia de encontrar o melhor “furo” e passa-lo de maneira que chame atenção usando de imagens, e bom-humor para atrair sempre uma grande quantidade de leitores.
Um comentarista deve ser especialista na área em que escreve, e não de um fato específico de determinado assunto.
Por isso, o comentarista conhecido pelo público tem mais crédito em relação ao iniciante que precisa citar outros jornalistas até obter crédito suficiente para assinar seu nome em um texto opinativo, que é onde sua carreira começa a decolar.
Isso ocorre, pois a palavra quando publicada pode ajudar ou destruir um jornalista. Uma vez falada ou escrita não há possibilidade de voltar atrás, por mais que se retifique. O mesmo ocorre com opiniões mal colocadas que podem bater de frente com uma determinada organização.
Os comentaristas devem evitar expressar admiração ou indignação sem uma base de fatos e de argumentos lógicos que proporcione ao leitor uma explicação correta para a conclusão do assunto. E em todo caso, não vestir a camisa de determinado ponto de vista para beneficiar a uns e não a outros.

Nenhum comentário: